Siga o REAL no

O REAL tem perfil no

 

 

 

 

Retornar à página principal

Milton Jorge Hauat lançará o livro “A Espera”


Depois do sucesso do lirvo Poesia Não Tem Idade, o Dr. Milton Jorge Hauat, traz aos leitores contos, poesias e pensamentos em sua nova obra intitulada de “A Espera”, o lançamento será no dia 22 de março, a partir das 16 horas, na Livraria EDITAL, atrás do Luzes Shopping, Campo Grande.

------------------------------

Homenagem a mulher

Mulher singela, mulher amada
Mulher divina e abençoada
Onde sempre conquista
E não perde por nada

Mulher de fibra
Mulher desejada
Mulher que da conta
Da sua jornada
Mulher que seduz
E tem muita luz
Mulher sempre mulher
No caminho do bem
deixa as suas pegadas

Parabéns a você mulher.

Gentil Aguiar*

*É comunicador, poeta e morador em Sepetiba e publicou este Poema no Facebook em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

------------------------------

“Jovem Bailarino da Zona Oeste, recebe convite para dançar nos EUA“


Natanael Leal-17 anos(fotos), morador da Comunidade do Barro Vermelho em Santa Cruz(Zona Oeste do Município do RJ) foi convidado pelo Miami Citty Ballet School para realizar seu sonho, fazer um curso de dança clássica no exterior, o “Summer Intensive” programa de treinamento intensivo de cinco semanas é realizado todos os anos, por aquela prestigiada instituição que fica em South Beach em Miami/EUA. O convite veio em tempo, pois Natanael está bem preparado para esse novo desafio. Desde pequeno, já gostava de dançar e participava de várias atividades artísticas na Comunidade onde mora e fora dela: Fui aluno de dança na Associação(AMUBUA) em Urucânia, na Casa da Rua do Amor, no Saquassú depois fui para o Centro Artístico de Dança(CAD)em Campo Grande, atualmente faço parte da Companhia de Balé do Rio de Janeiro, diz Natanael empolgado e sempre contei com apoio da minha família e dos meus amigos. Mas, isso tudo não é só alegria e para realizar seu sonho, Natanael precisa ainda de muito “gingado” pois além das passagens, alimentação e hospedagem o seu passaporte ainda está sendo providenciado. Para conseguir recursos para viajem, a família e os amigos se mobilizaram em um grande evento no último dia 18, intitulado o “Vôo de Natanael” que além do balé, houve também a apresentações de carimbo, boi-bumbá, dança clássica e barraquinhas de comidas típicas de várias regiões do Brasil, o ingresso foi simbólico custando R$ 6,00 com grande participação dos moradores da região e ampla divulgação e cobertura jornalística de grandes emissoras, jornais e revistas, além das mídias e redes sociais. Quem desejar ajudar, pode contactar com a família através do Facebook: “o vôo de Natanael”.


Por: Marcelo Machado

------------------------------

Só Flash Back


Os apaixonados por Flash Back, podem curtir todos os sábados as 17hs o melhor programa de Flash Back, anos 70´s 80´s & 90´s, mixado ao vivo na radio 105,5 FM TRANSOESTE, o PROGRAMA DISCO CLUB, que tem uma programação similar a da boa época da Radio Cidade.
O Programa DISCO CLUB tem a produção, apresentação e mixagem DJ JUNIOR OLIVEIRA (foto) relembrando a boa época de Grêmio Procópio Ferreira, Campestre Santa Cruz, Ita Night Club, Luso Brasileiro, Logan´s Dance, Free Dancing Sepetiba e Let´s Dance ... Tudo aqui no Programa DISCO CLUB e ainda pode faturar uma linda camisa da radio que toca Flash Back 24hs no ar na Internet que é a NOVATRANS www.novatransfm.com, que é a campeã do estilo em todo o Rio de Janeiro e entre as primeiras do Brasil.

------------------------------

Em homenagem aos poetas

Com a publicação das obras de quatro poetas de nossa região, sendo eles CANARINHO DE SEPETIBA, GENITA C. LEMOS, MILTON JORGE HAUAT e PAULO MENDONÇA, prestamos a nossa homenagem pelo “Dia do Poeta” (14 de março), à todos aqueles que se dedicam a arte da poesia, escrevendo, lendo ou declamando as mais diversas formas desta expressão da vida.
Fazemos esta homenagem por acreditar que temos que dar asas aos nossos pensamentos, que idade não impede a criação da poesia e nem encerra as nossas lembranças e nossas certezas e nem as dúvidas.

Sepetiba

Canarinho de Sepetiba

Sou Sepetiba, sou Rio de Janeiro.
Sou comunidade carente, sou o
Povo brasileiro.
*
Sou mar, sou praia, sou pescador,
Sou sem teto, sem saúde, sem escolas más tenho amor.
*
Sou passageiro no ponto de ônibus esperando condução,
Sou pedreiro atrasado que espera o trem na estação.
*
Sou Tupi-Guarani índio valente dono de tudo isso aqui.
Terra do sapê onde se pescava com flecha antes do homem
branco aparecer.
*
Sou menino sonhador que sonha com o progresso,
sem agredir o meio ambiente, Sepetiba merece respeito eu confesso.
*
Sou antes do Império, quando a família Real aqui chegou.
o caso ficou sério, o Pau-Brasil cantou saudando o homem sério que a terra do índio tomou.

Do livro “Nas Asas do Canarinho”

 

SOCIEDADE

Milton Jorge Hauat

Meu simples viver
Ora gostoso, ora de amargura
Parte do meu ser:
Normalidade ou loucura?

Ah!!! Nada somos, é o que penso
Umas simples poeiras,
Nesse mundo imenso
De tantas ações traiçoeiras

Do contexto, somos parte
Cheios de princípios, destarte,
De uma envelhecida sociedade

Onde os valores são atingidos,
Homens de bem, incompreendidos ,
Os interesses acima da verdade.

Do livro “Poesia Não Tem Idade”

 

Poeta

Genita C. Lemos

Dizem que o poeta sonha acordado
Não sou diferente, vivo sonhando que o céu é cor-de-rosa,
A lua é prateada, os raios do sol são dourados.

Sou da vida enamorada
Amei e fui amada

Passará o tempo, passará tudo que mais amei
Não passará a poesia que está no meu sangue
e nas minhas veias.

Do livro “Eternas Lembranças”

 

CeRTEZA

Paulo Mendonça

Se eu fosse o sol,
Aqueceria-te.

Se eu fosse a terra,
Receberia-te.

Se eu fosse a lua,
Iluminaria-Te.

Se eu fosse o mar,
Você poderia banhar-se.
Como sou apenas um homem,
Só posso dedicar-me a te amar.


------------------------------

"OS DALMATAS" FOI SUCESSO

CIADRACA Produções

O público adorou, riu e vibrou com espetáculo infantil "OS DALMATAS", dias 2 e 9 de Dezembro, no Espaço APICUM, Pedra de Guaratiba, casa lotada, os atores deram um show, No elenco: Elci Soares, Joaquim Aguiar, Anderson Lima, Vitor Miguel, Vanusa Rocha, Fernando Rosa, Giulia Carvalho, Patrick Simas, Rafaela Oliveira, Jeferson Gomes, Beatriz Carvalho, Pedro Daltro, e DEZ LINDOS FILHOTES. Direção: Rodrigo de Castro.
De parabéns mais uma vez toda a equipe e elenco da CIADRACA Produções pela coragem e mobilização cultural da população da região.
Que venham novos sucessos no ano de 2013.

-----------------------------

PRÁ MATAR A SAUDADE!
Programa DISCO CLUB


Para quem curte uma boa sessão de sucessos dos anos 60, 70 e 80, esta de volta o Programa DISCO CLUB na RADIO TRANSOESTE FM 105,5, aos sábados às 16hs com mixagens do DJ JUNIOR OLIVEIRA, que define assim a qualidade da programação que prepara para os ouvintes: “O DISCO CLUB é o melhor programa de FLASH BACKS do planeta”.
Anote aí: DISCO CLUB de volta dia 08 dezembro às 16hs, em 105,5 - TRANSOESTE FM.

Você curte FLASH BACKS

acesse a NOVATRANS FM


-------------------------------

CIADRACA
deu show no FESTEATRO


Os alunos da oficina de teatro da CIADRACA Produções, participaram do FESTEATRO (Festival de esquete), no dia 24 de novembro, com o esquete "RODA VIVA", de Chico Buarque, deram um show.
No elenco: JOAQUIM AGUIAR, BEATRIZ CARVALHO, JEFERSON ROSA, PATRICK SIMAS, GIULIA CARVALHO, RAFAELA OLIVEIRA, ANDERSON LIMA E FERNANDO ROSA e com a direção de RODRIGO DE CASTRO.

-------------------------------

A CIADRACA Produções apresenta a peça infantil “OS DALMATAS”, com adaptação e direção de Rodrigo de Castro e sendo o seguinte elenco: Elci Soares, Anderson Lima, Joaquim Aguiar, Vitor Miguel, e alunos da Oficina de Teatro. A base da história é a seguinte: “Anita e Roger estão curtindo a chegada de seus 10 filhotes de seus queridos dálmatas Pongo e Brenda. O que eles não imaginavam é que a maquiavélica estilista de moda Cruela de Vil, quer roubar a peles de todos os dálmatas para confecção de um deslumbrante casaco de pele, se tornando assim a mais elegante vilã de todos os tempos”.
As apresentações serão aos domingos e o Espaço Apicum é próximo a Igreja de São Pedro em Pedra de Guaratiba.

-------------------------------

“POESIA NÃO TEM IDADE”
Foi lançado na FAMA por

Milton Jorge Hauat

No dia 7 de julho, no auditório da FAMA - Faculdade Machado de Assis, em Santa Cruz, um dos filhos mais ilustres da terra, Dr. Milton Jorge Hauat, apresentou para uma seleta plateia de amigos e familiares a sua obra “Poesia não tem idade”, onde o autor demosntra toda a sua sensibilidade, alegria, ironia e amor em suas poesias.
A emoção foi o tom do evento, logo no início quando os seus filhos Jorge Elton e Miltinho, não seguraram as lágrimas ao lerem os textos que falava dos momentos que viveram com o pai e autor, que teve o seu coração testado ao máximo.
Paulo Men-donça, um dos escolhidos para apresentar a obra com um texto na abertura do livro, destacou a coragem de um homem público como o Dr. Milton em se colocar de alma aberta em suas poesias.
O evento foi apresentado pelo poeta Americo e teve a participação da poeta Rita Gemino que é professora e coordenadora da FAMA e show com o cantor Gil e do artista Neris Caval-cante.
Quem desejar adiquiri o livro o mesmo esta a venda na MAIZA Jóias no Santa Cruz Shoping.

-------------------------------

Mc NEGO BELO É SHOW!

Seu nome é Ailton José dos Reis, mas é conhecido e admirado no meio musical com o nome artístico de MC Nego Belo.
Nascido e criado em Santa Cruz, começou a cantar com 16 anos, nas comunidades e festas de rua, onde sempre agradou muito os jovens com seu rítmo quente em seus funk’s.
Seu primeiro trabalho que muitos conhecem foi a música “Bota, bota tudo nela” e tudo que fez até agora é sempre sucesso e muito tocada nas casa de show, como as músicas: “Sexo bom” e “Abrindo a perninha, fechando a perninha”. O conteúdo das músicas é defendido por Mc Nego, que diz: “É NO BOM SENTIDO! Quem ouvir vai entender”. Outro grande sucesso de Mc Nego Belo, que a população de toda região conhece e as crianças adoram cantar e o jingle de campanha da família Babú, o 13444 (treze miiiiil quatrocentos e quarenta e quatro), que já esta na rua na campanha do Vereador Elton Babú.
Quem quiser conhecer as músicas do Mc Nego Belo é só acessar o YouTube e colocar o nome dele e lá curtir os sucessos e entender o duplo sentido de cada uma e o motivo de seu sucesso, em especial no público mais jovem.
Mc Nego Belo, você é motivo de orgulho para Santa Cruz!

-------------------------------

O INFANTIL "CAPITÃO LIVRÃO"

ACONTECEU NO DIA 07 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA) NA LONA ELZA OSBORNE.

TEXTO E DIREÇÃO: ANDRÉ FAXAS
ELENCO: PAOLA CARVALHO, RODRIGO DE CASTRO, THAISA GALENO E ANDRÉ FAXAS. 

-------------------------------

LIVRO EXALTA A OBRA DE
RAUL BARROZO


Sinvaldo do Nascimento*



Acaba de sair, pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, mais um belo livro do Professor Alcir Pimenta: “Raul Capello Barrozo, uma glória para Guaratiba”. Raul foi médico e político no então chamado Sertão Carioca, de 1883 a 1923. De tradicional família de políticos, nascido no Centro do Rio, ele, recém-formado, fixou-se na Pedra de Guaratiba, servindo a comunidade com muita dedicação, durante 40 anos.
É obra de inestimável valor simbólico, por falar da História e de histórias, por rememorar a vida de um vulto político de expressão nacional, desabrochado politicamente na Zona Oeste e projetado nacionalmente no transcurso do século. O autor traça o roteiro de Raul Barrozo desde os primeiros tempos e, de certa forma, promove o renascimento de uma Guaratiba dos tempos gloriosos. É quase uma revitalização, ainda que simbólica, do panorama físico-social da região, desde o povoamento, passando pelo período colonial, entrando no Império, chegando à República, sem esquecer-se de dar ênfase ao Convento dos Carmelitas, em Pedra de Guaratiba, especialmente depois que foi transformado em residência da Família Capello Barrozo, ponto de encontro da intelectualidade e da classe política, até que fosse impiedosamente demolido pela especulação imobiliária, a partir de 4 de abril de 1956.
Obra de cunho memorialístico, constitui, portanto, um tributo à memória de um homem público exemplar, que teve o desprendimento de entregar-se de corpo e alma ao exercício da vida pública, dedicando-se em especial aos menos favorecidos. É também uma homenagem a outros políticos do passado, como Júlio Cesário de Melo, Otacílio de Carvalho Camará, Felipe Cardoso, Augusto de Vasconcelos e Manoel Caldeira de Alvarenga, todos da Zona Oeste e igualmente dignos do reconhecimento do povo.
O livro retrata os aspectos mais importantes da vida e da obra política de Raul Barrozo, ali apresentado como brilhante orador por quem pode fazê-lo com mestria, o que, somado a outros atributos, o situa entre os mais eminentes porta-vozes do povo no Parlamento de então, motivo pelo qual se relacionou politicamente, e até estreitou relações de amizade, com vários Presidentes da República e outras personalidades de renome nacional, “mas nunca deixou de criticar-lhes os atos que considerou contrários ao interesse do povo,” segundo escreveu o autor em um dos capítulos.
Alcir Pimenta reúne também dados biográficos de Antônio Barroso Pereira, pai de Raul, nascido na Fazenda Modelo, em Guaratiba, homem influente, amigo do Imperador e Presidente da Ilustríssima Câmara do Rio de Janeiro, cargo equivalente ao de prefeito. Antônio Barroso Pereira foi o idealizador da Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro, tendo ainda transferido o Matadouro da Praça da Bandeira para Santa Cruz.
A paixão de Raul Barrozo por Maria Fausta Muniz Tello de Sampaio, sua ex-aluna e futura esposa, é retratada carinhosamente, com a transcrição de cartas e poemas trocados entre eles, às escondidas, graças a uma criada. Os três últimos capítulos constituem a parte emocionante do livro e se referem à morte de Raul Barrozo e Maria Fausta e à demolição do palacete onde residiam, alternando abatimento, lirismo, indignação e nostalgia, em doses bem proporcionadas. É, pois, um livro indispensável.

*Sinvaldo do Nascimento é professor de História, museólogo e mestre em Educação.

Foto do PORTAL GUARATIBA http://www.portalguaratiba.com.br/

-----------------------------------------

Os alunos da oficina de teatro CIADRACA Produções, vão apresentar a montagem de PETR PAN, nos dias 10 E 11 DE DEZEMBRO, AS 18 HORAS, NO ESPAÇO CULTURAL APICUM, que fica lozalizado na Rua Belchior da Fonseca, 340 , Pedra de Guaratiba (perto da Igreja de São Pedro).
INGRESSOS ANTECIPADOS R$ 6,00


Em sua quarta montagem dos alunos da CIADRACA Produções, Esse espetaculo "PETER PAN", conta com vinte e quatro alunos-atores, que cada vez mais surpreende o diretor, Rodrigo de Castro.

-----------------------------------------

Nasceu o

Grupo Carnavalesco


Uma articulação iniciada pelo casal Elen d’Omulu e Miguel d’Oxossi, que envolveu, o Hamilton d’Oxossi, a Pretinha d’Iansã, o casal Edna Lima e Paulo Mendonça d’Xangô, Jorge Babú e com o apoio do Vereador Elton Babú, tornou possivel a criação do Grupo Carnavalesco Aliados do Seu Zé - Zona Oeste, uma homenagem a entidade Zé Pilintra, que já tem samba de autoria de Miguel e Elen, sob o título: “A história de um malandro que nasceu Zé, viveu pilantra e ressurgiu Pilintra”.
Os interesados em desfilar no Carnaval 2012, deverão adquirir o kit com camisa, cd e chapéu e participarem dos encontros que serão aos domingos (15, 22 e 29 de janeiro, 5 e 12 de fevereiro), das 16 às 21 horas, no Restaurante Caçarola, Estrada São Tarcísio, nº 2, esquina com a Praia do Recôncavo (D. Luiza), em Sepetiba.
O ALIADOS DO SEU ZÈ - Zona Oeste, esta nas redes sociais (Orkut e Facebook), com o E-mail: aliadosdoseuze@gmail.com e o BLOG: http://aliadosdoseuze.blogspot.com. Informações com Paulo Mendonça d’Xangô nos telefones: (21) 33174864 - 77437831 (Nextel) ID 125*62144 - 73099030 (CLARO) - 87869938 (OI) - 83489130 (TIM) - 95843032 (VIVO) .

------------------------------------

O Espaço Cultural A Era do Rádio apresenta oficialmente sua Sede Administrativa e comemora dois anos de fundação

Manu Borba Coordenadora Geral e Michele Bilhéu Coordenadora Adjunta do ECER

O Espaço Cultural A Era do Rádio -ECER, fundado em 31 agoto de 2009, em Sepetiba, para homenagear a cantora, eterna “Rainha do Rádio”, Emilinha Borba, tia da presidenta do ECER, e todos os artistas que imortalizaram esta época através de seus legadoss nos demonstrando o quanto a arte pode influenciar no desenvolvimento de um país, é uma associação não governamental sem fins lucrativos, que visa o resgate e desenvolvimento sócio cultural através da arte e esta localizado à Praia do Recôncavo, nº 410 A (próximo ao Corpo de Bombeiros).
No dia 2 de setembro, em um agradável evento que foi marcado pela presença de artístas e articuladores locais, colaboradores, amigos e famíliares da diretoria, apresentou oficialmente sua Sede Administrativa, comemorou seus dois anos de fundação e anunciou as atividades que esta oferecendo gratuitamente.
O Espaço Cultural A Era do Rádio -ECER, esta com inscrções abertas para: AULAS DE DANÇA SOLTA PARA ADULTOS, AULAS DE MODELO E MANEQUIM PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, AULAS DE DANÇA PARA JOVENS, RODA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ESTÓRIAS COM ATIVIDADES INTERATIVAS AOS TEMAS PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 3 ANOS.
Quem desejar maiores informações podem fazer contato na sede que fica na Praia do Recôncavo, nº 410 A (próximo ao Corpo de Bombeiros)pelo telefone 3317 0180, e-mail: espacoculturalaeradoradio@gmail.com ou visitar a página do ECER em http://espacoculturalaeradoradio.blogspot.com/

----------------------------------

"O BOBO DA CORTE"

O ESPETÁCULO INFANTIL "O BOBO DA CORTE", DE AUTORIA E DIREÇÃO, RODRIGO DE CASTRO, FOI MAIS UM GARNDE SUCESSO DA CIADRACA Produções, O PÚBLICO, TANTO ADULTO E IFANTIL PARTICIPARAM DANDO BOAS GARGALHADAS E NAS PALMAS, NO MOMENTO DE INTEGRAÇÃO COM O ESPETÁCULO, COMANDADO PELO BOBO, O TEATRO VEIO A BAIXO.... ESSE ESPETÁCULO ESTÁ DE PARABENS...AOS ATORES E A EQUIPE TECNICA.
ELENCO: MAURICIO OSBORNE, ELCI SOARES, MARCELLO THADEU E ROBSON DUARTE
PRODUÇÃO: RODRIGO DE CASTRO, EVANDRO FREIRE E MICHELLE LIMA
SONOPLASTIA: RAFAEL FULY e MICHELLE LIMA
COREOGRAFIAS: LINCOLN PEREIRA
Há... É BOM SABER ESSE ESPETÁCULO FOI SELECIONADO PARA O FESTIVAL DE CONGONHAS, MINAS GERAIS, E DIA 19 ELE VIAJAM PARA REPRESENTAR O RJ, E A NOSSA ZONA OESTE....

"OS SALTIMBANCOS"

Mais uma montagem da CIADRACA Produções, os alunos da oficina de teatro vão apresentar nos dias 14, 27 e 28 de Agosto as 17:00h o espetáculo infntil "OS SALTIMBANCOS", inspirado no musical "Os Músicos de Bremen" , clássico dos Irmãos Grimm . Sobre a direção de Rodrigo de Castro.

Local: Espaço Cultural APICUM, Rua Belchior da Fonseca-340 , Pedra de Guaratiba (perto da igreja de São Pedro)
INGRESSO:
R$ 5,00 , (ANTECIPADO)

R$ 8,00
(NA HORA)

----------------------------------

NOVA TRANS FM
a rádio virtual que toca FLASH BACK faz votação para escolha do DJ preferido

Se você ainda não votou .vote agora no seu DJ preferido que toca flash back, na NOVA TRANS FM, em www.novatransfm.com e se já votou ,vote de novo. Seu voto é muito importante para a rádio.
Visite a radio em www.novatransfm.com e participe da votação do melhor DJ que toca flash back .em nossa enquete tem vários DJ´S consagrados,os feras da noite carioca . Você poderá escolher o seu preferido e votar nele, quanto mais você visitar mais poderá votar e em agosto divulgaremos o resultado.
Entre os relacionados, escolha qual DJ de sua preferência: - dj rui taveira - dj alex nascimento - dj junior oliveira - dj andre werneck - dj corello - dj xandy tubarao - dj marcio marques - dj flavio wave - dj roberto victor - dj tonny dicarlo. Visite agora mesmo www.novatransfm.com e começe a votar no seu DJ preferido.
A NOVA TRANS FM em www.novatransfm.com é considerada a melhor em programação de flash back’s e tem a direçao DJ Junior Oliveira, que é fera no assunto.

----------------------------------

"INAUGURAÇÃO DO PONTO DA PALAVRA"


No dia 25 de junho o CULTURA NA CESTA, programa liderado pelo WG, inaugurou o PONTO DA PALAVRA, nome escohido para a biblioteca.
Feliz por mais um passo em favor das crianças e adolescentes da comunidade Wanderson, o WG declarou:” Foi muito proveitoso a inauguração da Biblioteca Não só de poder ver as crianças em massa doando livros para o acervo em comum e de ver amigos como Família Coloneze, Severino do cordel ,Vânia Morais, Lilian Sapucay, Basquete S.A, Empredec. João do corujão da Universo não pode Estar de corpo presente, mas foi citado em verso varias vezes e já preparou uma outra remessa para ser entregue na biblioteca e as crianças vão ter o prazer de saborear este livros ... O João e a Universo que deu o pontapé inicial desta Biblioteca doando os primeiros livros para o acervo... Abertura se deu com a Lilian agradecendo a todos, depois veio a fala da família Coloneze, logo depois o Severino deu uma aula sobre o cordel, as crianças também apresentaram uma de sua poesia escrita por Clayton Marcio... Ao invés de só culpar os outros tomamos uma iniciativa aqui unir o Esporte com a poesia, pois o Basquete pode educar de varias formas, Usamos a poesia para forçar a cada dia uma leitura no espaço de treino. Hoje tomamos mais um passo, inauguraos a nossa primeira Biblioteca, mas a luta continua e você pode ainda doar livros, mesmo que seja outro estado faça como a Jéssica Balbino de SP, militante da cultura de rua que vai doar um de seus livros para as crianças... A amiga Vânia morais que vem de 15 e 15 dias desenvolver um trabalho Voluntario com as crianças da Oficina “Ponto da palavra.”

----------------------------------

Acadêmicos de Santa Cruz
TEM Novo Carnavalesco


Foi contratado pela diretoria da Acadêmicos de Santa Cruz o carnavalesco Lane Santana (na foto com o presidente Zezo).
Lane que teve passagens por escolas como São Clemente, Vai Vai, Renascer de Jacarepaguá, Unidos da Tijuca, Caprichosos de Pilhares e Portela
ficará encarregado de desenvolver o enredo e a parte plástica do desfile do Carnaval 2012 da Acadêmicos de Santa Cruz.

------------------------------------

CULTURA NA CESTA lança o

Projeto Ponto da palavra


Um projeto do CULTURA NA CESTA, que tem como criador e grande articulador o Wanderson, conhecido com WG, estará fazendo um evento no sábado, dia 25/06 das 09hs até as 12:00, no Ciep Ismael Nery S/ Nº, atrás do Dpo e perto do upa da comunidade do Cesarão, Santa Cruz.
O evento vai contar com a presença da Família Coloneze Que Estará doando livros para o nosso acervo do Ponto da Palavra.
As crianças vão estar juntamente com a profesora Vânia morais recebendo todos e recitando poesias e jogando basquete . juntamente com o Projeto Mais educação.
O WG declarou: “Estamos cogitando a vinda do João do Corujão, Elida Da liter e Art, Da Cantora Hanana Lima e do jogador Babby e Coloneze para unir o Esporte com a Arte e educação... O pontapé inicial desta Biblioteca itinerante do Ponto da Palavra foi feita pelo Corujão da Poesia... Quero contar com sua ajuda, seja com sua presença ou doando livros.”, afirmou Wanderson.

 

Dalberto Gomes
recebeu o título de membro acadêmico


O Escritor, poeta, ator e ativista do movimento negro, Dalberto Gomes, recebe o Título da ACADEMIA SOBERANA BRASILEIRA DE ARTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO como Membro Acadêmico, no dia 30 de maio.
Ao falar da hoemnagem, Dalberto disse; “Este título muito me honra e se juntará aos demais que ganhei durante esses quase quarenta anos de trabalho, como poeta, escritor e ator, pelos palcos, becos, bares, ruas, teatros , clubes, bibliotecas, centros culturais , faculdades e praças públicas desse Rio de Janeiro afora. Nada como receber homenagem quando se está vivo... Obrigado ao Presidente da entidade , comendadora Edinira e os demais membros, me conferindo tal honraria.”

 

PERSONALICATURAS chega a quarta edição


A obra que é um projeto da parceri da escritora NANCÌLIA com o cartunista FERNANDO TEIXEIRA, retrata as importantes e ativas pessoas de toda Zona Oeste.
No dia 26 de maio, na FEUC - Fundação Unificada Campo-grandense, aconteceu a concorrida noite de gala de lançamento do PERSONALICATURAS 4.


Entre os muitos homenageados nesta edição do PERSONALICATURAS 4, destacamos o ALBERTO CHAVES, presidente da ACISC - Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz, que tem sido vital nas lutas por melhorias para o bairro.
Quem desajar adquirir o livro é só visitar a Livraria EDITAL, na Rua Ferreira Borges, nº 20 (atras do Luzes Shopping), Campo Grande.
A escritora Nancília já esta em fase de organização do PERSONALICATURAS DO RIO DE JANEIRO, que irá abranger vários municípios e desta vez terá como parceiro o fotografo FRANSCISCO ARAÚJO, na produção das imagens, que serão transformadas em foto montagem. Este será mais um projeto de sucesso de NANCÍLIA, que além de reconehcer a importância de pessoas de outras regiões do estado, ainda promovera a Zona Oeste, através dos homenageados da região que farão parte da obra e pela mesma estar nascendo aqui.

-------------------------------------

Lei reconhece maravilhas de Santa Cruz

O Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou no dia 3 de maio de 2011, a Lei nº 5.262, publicada no Diário Oficial do Município, em 4 de maio, reconhecendo como de interesse cultural, social e turístico do município do Rio de Janeiro, as sete maravilhas do bairro de Santa Cruz, que é decorrente do Projeto de Lei nº 422, de 2009, de autoria do Vereador Elton Babú.
As Sete Maravilhas do Bairro de Santa Cruz, eleitas no ano de 2007, parte integrante do Projeto Corredor Cultural de Santa Cruz, que foi idealizado e é coordenado pelo REINALDO AZEVEDO - Foto REI, surgiu em comemoração aos 442º anos do bairro, foram eleitas por votação na seguinte ordem da classificação: I - Cidade das Crianças; II - Batalhão Escola de Engenharia Batalhão Villagran Cabrita (Antiga residência e capela dos padres jesuítas e Palácio Real e Imperial de Santa Cruz); III - Hangar do Zeppelin – Base Aérea de Santa Cruz (Hangar dos dirigíveis (Hindenburg e Graff Zeppelin) construído entre 1934 e 1936, hoje Base Aérea de Santa Cruz. Monumento tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional); IV - Matriz de Nossa Senhora da Conceição; V - Ponte dos Jesuítas (Parte central da Ponte dos Jesuítas onde existe uma espécie de brasão com uma inscrição latina, sigla da Companhia de Jesus I.H.S -Jesus dos Homens Salvador- e a data de 1752, ano em que a ponte-comporta foi construída. É monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938.); VI - Catedral das Assembléias de Deus em Santa Cruz; VII - Antigo Matadouro Industrial de Santa Cruz

-------------------------------------

NANCÍLIA lança o livro
“O amor na maior idade”


A escritora Nancília está lançando a sua vogéssima quarta obra e desta vez é uma livro de poesias que a autora define como os Poemas que o amor inspirou.
O lançamento será no dia 14 de março, às 18 horas, na Livraria EDITAL, Travessa Ferreira Borges, nº 20, Campo Grande.

-------------------------------------

7 Matravilhas de Santa Cruz são RECONHECIDAS COMO DE INTERESSE CULTURAL, SOCIAL E TURÍSTICO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

As Sete Maravilhas do Bairro de Santa Cruz, eleitas no ano de 2007, parte integrante do Projeto Corredor Cultural de Santa Cruz, que foi idealizado e é coordenado pelo Reinaldo Azevedo - Fotos Rei, em comemoração aos 442º anos do bairro, foi reconhecida através do Projeto de Lei do Vereador Elton Babúna Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que irá a sansão do prefeito Eduardo Paes, prevê que as Maravilhas escolhidas na votação sejam alteradas desde de que acha uma nova escolha popular.
Foram as seguintes maravilhas eleitas, por ordem da classificação: - I Cidade das Crianças; - II Batalhão Escola de Engenharia Batalhão Villagran Cabrita; - III Hangar d Zeppelin – Base Aérea de Santa Cruz; - IV Matriz de Nossa Senhora da Conceição; - V Ponte dos Jesuítas; - VI Catedral das Assembléias de Deus em Santa Cruz; - VII Antigo Matadouro Industrial de Santa Cruz.
O produtor cultural Reinaldo Azevedo está de parabéns por esta importante conquista para Santa Cruz.

-------------------------------------

CRIANÇAS DA OFICINA DE TEATRO DA CIADRACA deram show em dose dupla


NOS DOIS DIAS CASA LOTADA, no Espaço APICUM- PEDRA DE GUARATIBA ( rua Belchior da Fonseca), com a peça “A revolta dos brinquedos” O PÚBLICO APLAUDIU EM PE AS CRIANÇAS DA OFICINA DE TEATRO DA CIADRACA Produções, os pais ficaram orgulhosos de verem o seu filho atuando... a aluna Carol DOS ANJOS, RELATOU A SUA MÃE....Eu quero ser atriz... e o professor da CIA, ficou todo orgulhoso em saber que plantou uma sementinha...
Os alunos da oficina são: Carol dos Anjos, Carla Cristina, Bruno Almeida, GiuliaCarvalho,JefersonGomes, Rafaela Oliveira, Sarah Carvalho, Vitor Andrade, Vitor Correia, Marcelo Augusto, Lorrayne Zampiles, Daiana Araujo, Paloma Araujo e Camila Vitória. DIREÇÃO: Rodrigo de Castro.
A outra turma da OFICINA DE TEATRO, "BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES " SOBRE A DIREÇÃO DE CAROL COELHA...TAMBÉM FOI UM SUCESSO...CASA LOTADA...O PÚBLICO RIU, SE EMOCIONOU, E VIBROU...TEVE CRIANÇA QUE FICOU COM RAIVA DA BRUXA, E GRTITOU: NÃO COME A MAÇA ELA ESTÁ ENVENENADA...E se continuar assim O ESPAÇO CULTURAL APICUM vai virar um ponto cultural em Pedra de Guaratiba. E CONTOU com a participação no elenco de: RAFAEL FULY, Dayana Nóbrega e Daniela Daltro e direção geral deste grande espetáculo é de Carol Coelha.

AS INSCRIÇÕES PARA AS OFICI-NAS DE TEATRO (CRIANÇA, ADOLESCENTE E ADULTO), INICIAM EM JANEIRO DE 2011 NO ESPAÇO APICUM - PEDRA DE GUARATIBA, MAIS DETALHES NO BLOG DA CIA DE TEATRO teatroempedra.zip.net.

-------------------------------------

DOM ÓTON MOTA Marching Band representou bem Santa Cruz e o Rio de Janeiro

A DOM ÓTON MOTA Marching Band obteve o 3o. lugar no Campeonato Nacional DCB, realizado no Ginasio do Club Corinthians, São Paulo, que aconteceu no dia 14 de novembro.

Resaltamos que jamais uma banda carioca alcançou tão boa classificação num torneio de nivel nacional, consagrando-se assim a DOM ÓTON MOTA Marching Band como a melhor banda estudantil do Rio de Janeiro.

Trata-se de uma conquista realmente relevante considerando que em 1o. lugar ficou a banda PROGRESSO, Penta Campeã Nacional e em 2o. lugar a banda do municipio de ATIBAIA, Campeã Munidial em 2005 e 3o. lugar no Mundial de 2010.

A vitoria da DOM ÓTON MOTA Marching Band é reflexo de muito esforço e dedicação da equipe tecnica aliado ao talento, garra e determinação de seus componentes que abriram mão do lazer e convivio de amigos e familiares para ensaiar horas a fio durante sabados, domingos e feriados com um unico objetivo: melhorar cada vez mais.

Ao comentar a conquitas o Antonio Veiga
Coordenador da DOM ÓTON MOTA Marching Band, declarou: "Cabe-nos agradecer a todos que nos prestigiaram e colaboraram com nosso sucesso, especialmente ao nosso Diretor Juan Zaib que acreditou e nos ajudou de todas as maneiras possiveis e mesmo com limitações orçamentarias, nada nos faltou para que atingissemos nosso objetivo.

Hoje ao ler o suplemento Razão Social do Jornal O GLOBO, pág. 12, "Suave é o som que chega da Maré - Ciep ganha projeto de educação musical e orquestra mirim", onde sob a batuta de Carlos Eduardo Prazeres, 40 alunos do CIEP Vicente Mariano receberam o apoio da Concessionaria Linhas Amarelas SA. de R$ 500.000,00 pelo primeiro ano, me fez lembrar um outro caso.
Os recursos da nossa concorrente, Banda Municipal de Atibaia são de R$ 900.000,00 por ano.

Ah! Se nós tivessemos pelo menos 20% disso..."

-------------------------------------

O Poeta e a Poesia

Nancilia Pereira

Sofre, geme o poeta e amaldiçoa
Sua inglória arte de amar
No fundo de su’alma caçoa
Da angústia que o faz penar.

O elo que existe entre o rir e o chorar
Convivem bem, mesmo que doa
Surgindo ao sol ou à sombra do luar
O vate versa e firme apregoa.

O profeta é humano, de si prisioneiro
Seu sentimento é seu próprio cativeiro
Que lhe inspiram verso e melodia.

Da luta entre o ser e não-ser, portanto
Brota desta simbiose de riso e pranto
A pura, íntima e plangente poesia.

-------------------------------------

DESABAFO

Milton Jorge Hauat

Julgamentos incertos
Conceitos preciptados
Todos incorretos
Ah! Foram examinados?

A ninguém julgar podemos,
Fazer juízo de valor
E nem força temos,
Esse poder é do Senhor

Acontecem, porém,julgamentos
Levados por falsos argumentos
Confundidos pela aparência

Julgamento de ouvir dizer!
Sem a verdade saber?
É falso,é sem essência.

-------------------------------------

O Começo do Mundo

Tadeu de Freitas

(dedico este poema para o salmista Rei Salomão)

Prepare-se mundo iníquo;
Lâminas afiadíssimas como o vento dizimarão cabeças;
Arco-íris NOS transpassarão;

preparem-se
Covardes e egoístas;
Violentos e sanguinários,
terroristas

Desrespeitadores de árvores
Velhos, crianças, mulheres e bichos...mares...

Prepare-se ignorante e corrupto;
Ladrão espreitador...
Enganador; mentiroso...
Assassino; violento...

Lâminas afiadíssimas dizimarão almas em tardes chuvosas:
Amigas do vento sem perdão...

Inescrupulosos poderosos;
Aliciadores tempestivos;
Antidemocráticos, materialistas, burros no poder...

Anti-sociais...mantenedores de guerras...
Lindo Mundo de iniquidades;

Árvores poderosas
Mar dono da vida, do ar;
Filtrantes... terra...

Verme pequeno morra!!!!
Morra pequeno verme:

Sem entender poesia
Amar música
Beijar o azul celeste...

Transformem-se em estrela ou cão;
Gado; gato, galhos, chuva...flor..

"Saudade...
Sol!!!!
Morra solitário e pequeno longe do amante beijo protetor da Arte e anjos!!!
e eu volto.

-------------------------------------

Livro PERSONALICATURAS 3


Com texto de NANCÍLIA PEREIRA e caricaturas de FERNANDO TEIXEIRA, com 53 homenageados da Zona Oeste, foi lançado no dia 29 de maio, no auditório da FEUC, o volume três do livro PERSONALICATURAS.

Esta obra se tornou o maior reconhecimento daqueles que contribuem com o desenvolvimento da região nas mais diferentes áreas.   

Entre os homenageados desta edição, que tem atuação em nossa área de circulação, destacamos o Professor JOSÉ ZAIBA da FAMA - Faculdade Machado de Assis e o Edson Ribeiro Lima do Instituto Cultural e de Radio e Tele difusão Santa-cruzense (Santa Cruz FM) e presidente 2009/2010 do Rotary Club Guaratiba.

-------------------------------------

O Movimento Nacional Fé e Política Sepetiba Rio e o PACS ( Comitê de Políticas alternativas para o Cone Sul) PROMOVEU

GRANDE NOITE CULTURAL EM SEPETIBA

I encontro internacional de populações atingidas pela CIA Transnacional Vale do Rio Doce
Com apoio de diversas entidades, ONGs Nacionais e internacionais, movimentos sociais e comerciantes.
Confraternização de visitantes das caravanas (da Argentina, Peru,Sainsbury - Canadá, EUA, França, Alemanhã, Moçambique, Carajás, Maranhão, Minas Gerais, Via campesina, Indonésia,Conceição do Mato dentro, Jesuítas, Ilha da madeira, Nova Caledônia,Norte da Austrália e sindicalistas em geral.



A confraternização

* Exposição de pintura, artistas locais, Moradores de Sepetiba e imediações, lideranças locais etc.

Artistas que expuseram seu trabalho:



-Tom Alvez - Pintura acrílica sobre Tela, New concretista, pintura nativa, retratista e paisagens cariocas. Exposições e vendas na Praça de Copacabana - email: wafarte@hotmail.com
Celular: 7554-4902 / 9522-6281



- Deborah Páramo - Tatuadora, desenhista retratista a carvão, nanquim e graffite.
Telefones: 3158-9804 / 8412-8577



- Cristian (Fininho) - Air brush sobre tela, parede, motos, automóveis, geladeiras, lap-tops e superfícies metálicas em geral. Telefones: 9932-6554 / 9664-7373 / 7898-8108 ID 99524*19
Blog: www.meadd.com/fininhobrush
email: fininhoart@hotmail.com



- Ivaldo - Pintura decorativa a óleo sobre MDF de colagens e protesto. Telefones: 8235-5406 / 3555-7735 / 3317-0802


Música:
Banda "ESSA" MPB de protesto político - Banda de música Jovem católica e Banda de música composta pelos filhos de pescadores da ilha da madeira (Itaguaí)

Caravanas:
Apresentação de Videos, interação entre os moradores de Sepetiba e as caravanas dos ambientalistas e dos atingidos pela degradação ambiental, apresentação dos problemas ambientais no Brasil e no mundo.


ARTESÃS:


- Dona Júlia, Noelia dentre outras artesãs moradoras de Sepetiba - Materiais diversos, objetos artesabais de inúmeros estilos para todas as funções e momentos.

Stand do Ecomuseu Sepetiba



Exposição de fotos de Sepetiba sobre rede de pesca chamando atenção para a situação dos pescadores e da baía, fotos de Sepetiba no século XVIII, XIX, XX e atuais contrastando os momentos de glória com a situação em que se encontram as praias da região atualmente, bem como fotos de personagens históricas que passaram por Sepetiba, e materias do Jornal do Brasil sobre o evento ocorrido em 1893 (o fuzilamento dos marinheiros) dentre outras.

-------------------------------------

Kamapheu iniciada uma jornada de sucesso

Depois de várias tentativas de ter uma formação musical, amigos que se separaram por razões da vida têm hoje a oportunidade de desvendar novos caminhos através da música realizando antigos sonhos... Amigos com muita paixão pela arte que pretendem expandir horizontes levando um trabalho sério a todas as pessoas. Ao explicar a formação da banda eles afirmaram: "Estamos juntos com essa formação há nove meses, nosso nome - por gostarmos de história e arte e por acharmos que amizade é como uma jóia, uma das definições para KAMAPHEU - foi escolhido há algum tempo atrás quando participamos de um concurso de novas bandas em 2005, de lá pra cá estivemos buscando alternativa de levar a termo esse sonho e no final do ano passado – setembro - pudemos retomar o caminho tocando rock/soul composições autorais e releituras. Estivemos em 4 de outubro no Café Etílico no Recreio fazendo o pré-lançamento do Show Palavras Flutuantes onde participamos do concurso de novas bandas em 2005, no dia 13 de novembro, foi na Lona Cultural de Campo Grande Elza Osborne uma apresentação para o lançamento oficial".

Kamapheu é formada por :

Ivan Martins 39 anos – Baterista – com formação musical baseada no POP/Rock, muito samba de onde tira a versatilidade e swing, de controle incomparável nos ritmos que estamos imprimindo, partícipe na escolha do nosso nome.

Gutto Ferreira – 39 anos – guitarrista, violonista - com formação musical na noite carioca tocando em bares e restaurantes e também como músico convidado por artistas do cenário nacional, toques refinados perfazem e dão o tom de seus acordes.

Anderson Valverde – 34 anos – Contrabaixista, Compositor – artista especializado em Rock (estrutura e história) e de onde timbra seus graves dando precisão e consistência ao som e composições da banda, também já participou de outras formações musicais durante essa estrada.

Sérgio Ennes – 49 anos – Guitarrista – com formação musical baseada nos anos setenta e oitenta, observador da música nacional (o nascimento do rock nacional e artistas consagrados), também já participou de outras formações.

Sérgio Dhort – 40 anos – Vocalista, violonista, compositor - com formação musical baseada em jazz, blues, rock e erudito, amante de MPB e bossa-nova, voz talhada em anos de bandas cover que deram base para escolha da sua própria.

-------------------------------------

BIBLIOTECA VIRTUAL GRÁTIS

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci, escutar músicasem MP3 de alta qualidade, ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia, ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA e muito mais....
Esse lugar existe!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

-------------------------------------

NANCÍLIA PEREIRA

lança o Livro Canto de mulher

 

No dia 10 de setembro, aconteceu na Casa Cruz, Campo Grande, mais um evento do lançamento do livro Canto de Mulher, que é o vigésimo primeiro livro de Nancília Pereira, que comemora vinte e dois anos de carreira literária, sempre exaltando o amor em suas várias vertentes, quer seja na prosa ou na poesia. Esta obra é composta por poemas, prosas e pensamentos.


Iniciou a trajetória com obras poéticas, depois mergulhou no imaginário mundo infanto-juvenil, ousou experimentar escrever obras biográficas, contos e crônicas. Nesta obra inclui a coletânea Buquê de Beijos com inúmeros poemas intimistas e num canto lírico, apesar de triste, se imponho e exponho altiva na melancolia, através de poemas essencialmente singelos, românticos e sensuais, onde através de construções de imagens fortes, numa total sinceridade, expressa angústias, anseios e inquietações da mulher moderna, como é seu estilo. Além desta coletânea de poemas colocou100 pensamentos, alguns contos e crônicas.


O Poema Canto de Mulher

Descrevo do jeito que quiser
O meu modo de ser,
Meu jeito de existir.
Descrevo do jeito que quiser,
Descrevo sem omitir
Que também sei sonhar,
Que luto para amar,
Pois meu nome é mulher.

Descrevo meu jeito suave
Nas palavras seguras,
O sorriso no olhar tristonho.
Descrevo as agruras,
Explico meus sonhos.
Descrevo sem omitir
Que também sei sonhar,
Que luto para amar.
Pois meu nome é mulher!

Descrevo meu amor materno,
Meu sentimento fraterno,
A ânsia de ajudar
O outro a crescer.
Descrevo sem omitir,
Que também sei sonhar,
Que luto para amar,
Pois meu nome é mulher!

Descrevo do jeito que entender
Minha angústia, meu medo
Que ainda menina, bem cedo,
Embalou meu ser.
Descrevo minha alma de poeta
Que qualquer coisa afeta,
Inspira e faz sofrer.
Descrevo como quiser
Que também sei sonhar,
Que luto para amar,
Pois meu nome é mulher!



Breves comentários sobre Canto de Mulher e sua autora:

A poesia de Nancilia é concreta, tem a força dos sentidos. Ela pulsa como o sangue que corre nas veias. Tem a cor do vinho, em Amor e Vinho. A cor da camisola preta jogada na cama em Que Faço?. Tem o sabor dos beijos trocados no quarto em Amor de Motel. Tem a delicadeza da mulher poeta que ama com sua alma de artista. Sua poesia tem, sabor, olfato, tato, audição...nos seus gemidos mais íntimos.
Sua poesia é completa como sua alma de Mulher- Amante!

Rogério Fróes Ator

Pela mulher e por ser mulher. O canto de Nancilia não é em vão. Sua voz feminina, desejosa de quereres e encanto, é dirigida aos amantes que fazem das relações humanas a própria razão de viver. Seus versos, abrasados pelo fogo da paixão, abrem sendas, passagens para aventuras e desventuras, prazeres e angústias, entregas e decepções. Seja na poesia ou na prosa, Nancilia revela seu Canto de Mulher no auge da maturidade poética, em que o Eu - lírico confunde-se com relatos, reminiscências e suas verdades mais íntimas, ora dedicadas à figura do Ser Amado, ora na pele de personagens tão comuns a nós, leitores, acostumados a vivenciá-los em nosso dia-a-dia.

Jorge Ventura é Poeta, ator, jornalista e publicitário, atualmente, Cônsul do Movimento Poetas Del Mundo (Recreio - RJ) e Diretor de Comunicação Social do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro

Em vez de falar do livro Canto de Mulher, prefiro aqui me referir ao Encanto de Mulher que é este ser maravilhoso chamado Nancilia. A primeira impressão que ela me passou quando a conheci, foi sua docilidade e atenção, não só a mim, mas a todos que se aproximavam. Era o dia de mais um lançamento seu, acredito que por volta de 2001. A partir desta data, mesmo com pouco contato, comecei a descobrir as facetas desta figura singular.
Por isto que falar apenas deste momento, o hiato de tempo de mais um lançamento, é pouco para a importância dela.
Nancilia já fazia história bem antes deste 2001. A partir do instante em que nos encontramos conheci uma batalhadora, uma mulher múltipla no que faz e que nunca perdeu a ternura, mesmo tendo de enfrentar os leões da vida.
Vestindo o papel de educadora até a alma, sabendo ser esta uma de suas principais missões, optou por um caminho que realmente influísse no aprendizado e na consciência de seus variados alunos, a cultura. Utilizou as ferramentas de que dispunha: literatura, eventos ligados à arte e ações sociais.
Como escritora já nos legou 21 livros, entre prosa, conto, poesia e frases reflexivas, que se desdobraram em palestras, seminários, em escolas e espaços culturais. Coordenou eventos culturais importantes na zona oeste do Rio de Janeiro. Atuando em ações sociais, elaborou o Projeto de Descentralização da Cultura através de Coordenadorias Regionais. Atuou numa destas Coordenadorias onde lidou com artistas das mais variadas vertentes, sendo a responsável pela homenagem a centenas de artistas e promotores de cultura, com o Prêmio Expressão Cultural.
Nancilia não é daquelas que busca o ouro só para si. Através de seu caráter generoso escolheu a linha de diálogo da literatura para chegar a muitos, com textos de qualidade e repletos de conteúdo. Através da palavra falada e da ação, foi a campo distribuir cultura em sua região de atuação e promover o nome de artistas não só da zona oeste, como de outras partes de cidade.
Esta pessoa, que no início do texto chamo de Encanto de Mulher, é isso é um pouco mais. Nestes tempos de elogios fáceis e bajulações, orgulho-me por dizer o que penso sobre esta artista admirável, de um vigor e produção exemplar.
Nancilia, este ser humano carinhoso e suave com o mundo, ágil e decidida quando se trata de realizar seus sonhos, merece todos os nossos aplausos, pelo que é.

Luiz Fernando Prôa
Poeta, escritor e editor de cultura na Internet (www.almadepoeta.com)

-------------------------------------

"Contos & Poesias de GENITA LEMOS" & "Nas Asas do CANARINHO" de CANARINHO DE SEPETIBA foram lançados no dia 15 de agosto

A escritora Genita Corrêa Lemos lançou a sua quarta obra sob o titulo "Contos & Poesias de Genita Lemos. Com público de leitores fieis a Genita chegou a anunciar que não iria mais publicar outro livro, mas a pressão dos amigos e o amor pela arte de escrever, fez com ela voltasse atrás de sua decisão e brindou todos nós com mais uma obra de sua inspiração.


O Canarinho que tem um jeito todo especial de ser, tem agradado e muito os leitores do Real, e também lançou a sua obra que fará os leitores pegarem carona nas suas asas de passarinho poético.

Os livros foram lançados no dia 15 de agosto em um evento no salão de festas em Sepetiba. Por lá estiveram amigos e fãs dos autores e entre eles destacamos os seguintes pessoas: Beto e Morgana Melodia, Professor Guru, Edi Nascimento, Marly Mattos e Nelício Tupinanpá, Paulo Mendonça, Edna Lima, Angela Lima Mendonça, Dr. Airton, Nelinho e Dinalva, da família da Genita a Vilma e Ferreirinha e o José e Rafael (sobrinhos da autora(sobrinho da autora), da família do Canarinho, a Maria (esposa), Tânia (irmã) Michel (sobrinho)

O evento foi conduzido pelo Pr. Júlio e o Pb. Sebatião da Rádio Êxodo FM.

-------------------------------------

Prêmio VIDA FELIZ de Literatura 2009
POESIA – CONTO – CRÔNICA
Inscrições até 20 de agosto de 2009.


REGULAMENTO:

1. CONCORRENTES: Participantes de Grupos da terceira idade, sem qualquer discriminação.
2. MODALIDADE: conto, crônica ou poesia
3. TEMA: “Vida Feliz”.
4. PARA ONDE E ATÉ QUANDO ENVIAR SUAS OBRAS: As obras deverão ser entregues em papel A4, com, no máximo 30 linhas, com apenas o texto e o título da obra, juntamente com ficha de inscrição conforme modelo abaixo, até o dia 20 de agosto de 2009, na Biblioteca Comunitária José Vieira Filho (Av. Gaspar de Lemos, 12 Fundos, Ilha de Guaratiba, Rio de Janeiro, RJ, CEP 23020-110).
5. PREMIAÇÃO:
3.1 – 1o LUGAR de cada modalidade: Troféu e diploma.
3.2 –: 10 primeiros classificados de cada modalidade: medalha e diploma.
6. OUTROS PRÊMIOS: Os classificados com o Premio de Edição serão convidados para integrar o livro em sistema cooperativado e cada autor receberá 1 (um) exemplar do livro editado.
7. JULGAMENTO: O julgamento será feito por um júri composto de 5 (cinco) pessoas, gabaritadas, que farão o julgamento individual e separadamente. As notas recebidas serão somadas e os vencedores serão aqueles que obtiverem as maiores notas. Não será permitido a um mesmo autor receber duas premiações na mesma modalidade.
8. RESULTADO: O resultado só será conhecido no dia da premiação, ou seja, no dia 9 de setembro de 2009, às 8 horas, no Sítio “O cantinho é nosso”, na Av. Gaspar de Lemos, 35, Ilha de Guaratiba, Rio de Janeiro, RJ.
8.1. É imprescindível a presença do autor da obra no dia da premiação.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS:
9.1. As obras serão julgadas por um júri composto por professores e poetas, cuja decisão é soberana e irrecorrível.
9.2. As obras enviadas não serão devolvidas.
9.3. A inscrição ou participação no concurso implica o conhecimento e concordância de todas as cláusulas e condições supra de seu regulamento.

______________________________
Cid Carlos Roque Thomé
Presidente

FICHA DE INSCRIÇÃO PREMIO VIDA FELIZ DE LITERATURA 2009

A ficha de inscrição deverá conter:

TÍTULO DA OBRA:
MODALIDADE:
NOME DO AUTOR:
ENDEREÇO DO AUTOR:
TELEFONE:
E-MAIL:
OUTRA FORMA DE CONTATO:
DATA DE NASCIMENTO:
GRUPO A QUE PERTENCE:
NOME DO RESPONSÁVEL PELO GRUPO:
LOCAL ONDE O GRUPO SE REÚNE:

-------------------------------------

Prêmio FEUC de Literatura 2009

inscrições abertas até 30 de setembro

regulamento no site da FEUC em www.feuc.br
Participe!

-------------------------------------

Se você gosta de poesia, conheça a página de Nancília Pereira

-------------------------------------

DUDU de volta a Trans-Oeste

Quem gosta de forró, sabe da alta qualidade do Dudu no Programa CULTURA NORDESTINA, que está de volta a Trans-Oeste FM 105,5, de segunda a sexta, das 18 às 20 horas, sempre com lançamentos e tocando sucesso prá curtir e prá dançar.
A sua participação por telefone é pelo 35510842.
Durante muito tempo o Dudu apresentou usando o personagem do Velho Dudu, que veio do Maranhão, montado em seu jumento.

-------------------------------------

NANATO DO PANDEIRO
Cantando as suas histórias


O compositor e cantor NANATO DO PANDEIRO, apresentou no dia 28 de dezembro, no Bhoêmios da Lapa, a materialização de um sonho que foi perseguido por muito tempo em sua carreira, o CD “Nanato do Pandeiro Cantando as suas histórias”, que foi lançado pela Gravadora MRB - Maestro das Ruas do Brasil (www.maestrodasruas.com).
A obra que pode ser definida como parte da pura alma do samba carioca, com muita ginca e a boa malícia, foi produzida com alta qualidade e é muito agradável para ouvir e dançar e tem dez músicas de autoria de Nanato do Pandeiro e parceiros escolhidos com muito critério. Sendo elas: 1 - TRÊS POR UM (Nanato do Pandeiro), 2 - QUERIA CD (Nanato do Pandeiro), 3 - A MINHA SOGRA (Nanato do Pandeiro), 4 - NA HORA DO NHEM NHEM NHEM (Nanato do Pandeiro, Vicente e Suel), 5 - CAMINHA (Nanato do Pandeiro e Denis Alves), 6 - HIPOCRIZIA (Nanato do Pandeiro), 7 - DE AVIÃO NÃO (Nanato do Pandeiro, Dudu F. e Ninico), 8 - MAÇARICO TÁ CABREIRO (Nanato do Pandeiro), 9 - TAPA NA PALHAÇA (Nanato do Pandeiro e Ribeiro Lima) e 10 - SOPA NO TREM (Nanato do Pandeiro).
O Maestro Carlos Eduardo Lopes Fagundes, o Dudu Fagundes, em seu depoimento publicado no CD, define bem o Nanato, dizendo: “...Um ser humano amplificado, sustenizado, modulado ao último grau da escala harmônica da amizade...”.
A trajetória profissional de Nanato como compositor foi de criação e interpretação de jingles em várias e importantes campanhas políticas e de empresas na Cidade do Rio de Janeiro e outras cidades do país, além de participações no mundo do samba. Entre estas participações destacamos com o na época compositor de samba enredo, Ribeiro Lima, a parceria que deu origem a música “Tapa na palhaça”, que faz parte desde CD.
O CD “Nanato do Pandeiro Cantando as suas histórias”, já está a venda em todo o território nacional e teve o apoio do parceiro de sempre do Nanato, o Grupo TMC (www.grupotmc.com.br), que ganhou no CD uma faixa bônus com o samba composto por Nanato para a empresa.
Quem desejar contratar o Nanato do Pandeiro para shows deve ligar para os seguintes telefones: (21) 3087 3777 ou 94636229 ou enviar mensagem para o seguinte endereço eletrônico: nantodopandeiro@ig.com.br, este e-mail também vale para quem desejar adcionar o cantor e compositor no site de relacionamentos, o Orkut.

 

O LIXO vira ARTE
nas mãos de BAIANA
de Nova Sepetiba

A artista plástica e artesã HELENA PEREIRA DE SOUZA, conhecida com “BAIANA de Nova Sepetiba”, consegue transformar o que seria lixo em obra de arte, depois da linda serpente feita de jornal velho a Baiana, apresentou a obra “VIOLÃO”, toda feita com material reciclado do lixo, tais como jornal, garrafa pet, garrrafa de vidro. A peça já seria muito interessante apenas pela sua construção, ainda mais que tem alto-falante onde toca música e reproduz a voz e no pedestal, um espaço onde tem um linda corroa iluminada. É LINDO!
Ao falar a querida Baiana emocionada disse: “Quero que todos saíbam, que é possível ganhar dinheiro até com o lixo... Posso ensinar isto as crianças e jovens e poderão passar a ganhar dinheiro com o artesanto... Já estou velha, mas Deus e os Orixás me dão inspiração e capacidade para desenolver e ensinar... Quero expor prá todo mundo esta obra, além do material reciclado eu só usei cola e tinta... É possível ensinar as nossas criança e jovens de Nova Sepetiba, só preciso de ter uma estrutura... Quero ajudar a essa gente a ganhar dinheiro transformando lixo em arte!... Meu sonho é ver funcionando uma escola de artezanato aqui na comunidade... Eu estou pronta prá ir ensinar!... Quem quiser que eu esponha o violão é só telefonar e combinar, meu telefone é 33175412.”

---------------------------------------

MC CLAUDINHO
lança a música LEID KEIT
(Programa Zorra Total)


Com a grande experiência adquirida em bailes nas comunidades (Associação Atlética de Guaratiba e Reta Show), festas de rua e nos festivais de galera e na União de MC, que já se apresentou, o MC Claudinho, agora está com a novidade que fala da personagem do Programa da Rede Globo, o Zorra Total, a Leid Keit.
Apesar de ainda muito jovem, o MC Claudinho, gosta de rimas que surgem durante as apresentações, além de apresentar as já tradicionais composições suas: “Raspadinha”, “Dança do queijo”, Rap “Saudade eterna” (boladão), “Junto e misturado” e “Pat-Girl da Zona Sul”.
Quem desejar levar o MC Claudinho en seu baile ou festa, podrá fazer contato pelos tlefones 88186949 - 97458781

 

Zona Oeste recebe de volta Ponte dos Jesuítas e fonte ornamental totalmente reformadas


Dois importantes bens históricos tombados pela Prefeitura foram entregues hoje, dia 30, à população de Santa Cruz, na Zona Oeste, pela Secretaria de Revitalização do Patrimônio e da Memória Histórico-Cultural da Cidade (Sedrepahc): a Fonte Wallace, na Praça Dom Romualdo; e a Ponte dos Jesuítas, construída no século XVIII.
A fonte, toda em ferro fundido, foi trazida da Europa no século XIX e agora, totalmente restaurada, ganhou nova iluminação e jorra água como as fontes daquela época. De acordo com a Secretaria, foram gastos R$ 80 mil na restauração.
Já na Ponte dos Jesuítas foi completada a primeira fase de restauração, em que a Prefeitura recuperou as pedras que tinham sido furtadas e, após um estudo arqueológico, as recolocou no antigo leito do Rio Guandu, num investimento de R$ 500 mil. A segunda fase, com início previsto para ainda este ano, será implantado um parque com quiosque, bancos, jardins e totem explicativo sobre o valor histórico do local e das peças arqueológicas.

 

Linha de ônibus gratuito facilita acesso

à Cidade das Crianças


A Prefeitura lembra que já estão circulando dois microônibus da linha 825-B/Campo Grande-Jesuítas (via Santa Cruz), com passagem gratuita, para facilitar o acesso à Cidade das Crianças Leonel Brizola, no Km 1 da BR-101 aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
Com 7,4 km, o percurso de ida é: ruas Dom João VI e Senador Camará, Praça do Gado, Avenida Padre Guilherme Decaminada (antiga Estrada Morro do Ar), Avenida Brasil, retorno à esquerda e via de acesso à Cidade das Crianças. O trajeto de volta, com 6,3 km, é feito pela via de acesso à Cidade das Crianças, Avenida Brasil (primeiro retorno à esquerda), Avenida Padre Guilherme Decaminada, Praça do Gado, Rua do Prado, Rua do Império, Rua Medeiros e Rua Dom João VI.

PALÁCIO TIRADENTES: LUGAR DE MEMÓRIA À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO

Conhecer um pouco da história política do Brasil e do Rio de Janeiro, aprender como nasce uma lei e apreciar a beleza arquitetônica da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) pode ser uma ótima opção cultural para estudantes e cidadãos em geral. Através da visita guiada à exposição permanente Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro, a população tem acesso a fotos e a acontecimentos do período colonial, dos tempos do Império, da Nova e da Velha República, da ditadura e do Palácio Tiradentes como sede do Congresso Nacional e do Poder Legislativo do estado do Rio. Entre os meses de janeiro e junho desse ano de 2008, a exposição recebeu 17.459 visitantes. No total estão cerca de cinco mil alunos e professores da rede particular e estadual de Educação, 3.026 estrangeiros e idosos de três grupos de visitação voltados para a terceira idade. A visita guiada pode ser feita em outras línguas como espanhol, inglês e francês básico. O coordenador da visita guiada, Fábio Guimenes, destaca a capacitação dos monitores que fazem a visita guiada. “Nossos guias são estudantes de História e estão aptos a receber estrangeiros e grupos especiais de portadores de deficiência, idosos e crianças pequenas”, ressaltou Guimenes, lembrando que a visitação dura cerca de duas horas.

Segundo Leandro Paulo da Silva, um dos 20 monitores, estudantes de História, que guiam a visita à exposição, eles adaptam a linguagem das visitas guiadas de acordo com o público. “Quando recebemos um grupo de crianças ou de estudantes do ensino fundamental, por exemplo, procuramos adaptar a profundidade do que passamos e, para as crianças, focamos mais na parte arquitetônica, que é o que mais chama
a atenção delas”. Silva destaca que esta é uma ótima opção cultural para estudantes e cidadãos em geral, inclusive nos fins de semana.

A exposição permanente foi inaugurada em dezembro de 1998. Nessa data, a Alerj, que é um espaço público e cenário de decisões políticas do nosso passado e presente, abriu-se também como espaço sociocultural à população que deseja saber um pouco mais sobre a história do País. A arquitetura do Palácio Tiradentes, inaugurado em 1926, é uma das partes da visita que mais chama a atenção. Ela se destaca por mesclar estilos franceses e neoclássicos, e pelos afrescos e esculturas presentes no prédio. Além disso, os visitantes podem apreciar o Plenário Barbosa Lima Sobrinho, o piso do palácio - uma criação artesanal, o salão nobre, a biblioteca, a sala das comissões, a escadaria principal interna e, agora, a exposição nos corredores do 2º andar. Em 2007, a Alerj recebeu 37.968 visitantes e a estatística geral desde 1999 aponta um total de 283.145, entre os quais o número mais expressivo é de estudantes do Ensino Médio.

A exposição é aberta ao público de segunda-feira a sábado, de 11h às 17h30, e nos domingos e feriados de 12h às 17h. Para agendar as visitações, escolas públicas e particulares podem ligar para o telefone 2588-1251, combinar dia e horário e confirmar a visita com um ofício da escola a ser encaminhada à Alerj dez dias após o agendamento. As escolas públicas contam ainda com um ônibus de 44 lugares (sendo quatro vagas reservadas a professores e responsáveis), disponibilizado pela Alerj, para o transporte dos alunos, assim como um lanche ao final da visitação.

 

Retornar à página principal

 

Parceiros:

Catedral das Assembléias de Deus em Santa Cruz
 
 

Campanhas:

 
 
 
 
 
Pesquisa: